Acerca

Mapear devolutas, humanizar cidadesO GeoDevolutas é um projeto do Transparência Hackday Portugal.

A ideia partiu da vontade de dar um contributo à mudança nas políticas urbanísticas em Portugal. Concentramo-nos nas propriedades devolutas e abandonadas, responsáveis por uma situação calamitosa sobretudo nas grandes cidades. O resultado desta proliferação é a desertificação e consequente degradação dos centros urbanos.

O principal objectivo é mapear as casas devolutas para um panorama concreto da realidade nacional. Dedicámo-nos a proporcionar uma forma fácil de qualquer pessoa poder participar neste esforço, dando conta das propriedades abandonadas na sua rua e na sua cidade.

Este projeto também se propõe a facilitar a mudança no estado atual. O primeiro passo é ter uma visão da situação neste momento, e é por isso que o esforço coletivo de mapeamento é da maior importância. Além disso, disponibilizamos alguma informação relativa aos apoios ao financiamento e programas locais e regionais em curso dedicados à reabilitação urbana.

As contribuições para o GeoDevolutas não são sistematicamente verificadas e podem, por vários motivos, conter erros ou lacunas. Assim, a informação disponibilizada não dispensa a consulta dos documentos oficiais e a consulta dos organismos directamente ligados ao setor.

Ajuda-nos a completar o mapa das casas devolutas e abandonadas em Portugal!
São apenas 2 passos para adicionares um ponto ao mapa.
Aqui está disponível um pequeno guia para começar a utilizar o GeoDevolutas.

Para além de marcar pontos no mapa, há muitas formas de apoiar e contribuir para este projeto. Aqui encontras várias formas de ajudar este esforço.