Como contribuir

Este é um projecto totalmente dependente do tempo e conhecimento que cada pessoa possa disponibilizar. Aqui encontras algumas das formas de ajudar ao esforço de consciencialização para a reabilitação urbana.

Adicionar propriedades

Adicionar devolutas O objetivo principal deste site é reunir o máximo número de imóveis devolutos e abandonados existentes pelo país. A informação disponibilizada por algumas autarquias confirma o que muitas e muitos já constataram: existe uma quantidade enorme de casas e prédios em estado avançado de abandono e degradação. Assinalar estes casos, tornando-os visíveis para toda a gente, é um esforço importantíssimo para avivar a consciência coletiva à volta deste grave problema social.

Indicar bases de dados

Sugerir datasetsUm exemplo de boas práticas de cidadania veio recentemente da Câmara Municipal de Lisboa, que publicou uma lista de propriedades devolutas na cidade. Isto possibilitou o mapeamento destas propriedades e a sua visualização no mapa num projeto valioso levado a cabo pelo Tretas.org, que re-disponibilizou essa base de dados em formatos abertos, o que nos permite incluir também essa informação neste site. Caso tenhas conhecimento de outras bases de dados públicas de propriedades devolutas ou outras iniciativas de recolha de informação, nós queremos saber!

Novos programas

Novos programasNeste esforço também queremos dar conhecimento de programas e iniciativas de apoio à reabilitação urbana. Se tens conhecimento de projectos de recuperação ou informação relevante acerca dos já listados, partilha no fórum ou usa o contacto do site para nos notificar!

Ajuda-nos a completar o mapa das casas devolutas e abandonadas em Portugal!
São apenas 2 passos para adicionares um ponto ao mapa.
Aqui está disponível um pequeno guia para começar a utilizar o GeoDevolutas.

Para além de marcar pontos no mapa, há muitas formas de apoiar e contribuir para este projeto. Aqui encontras várias formas de ajudar este esforço.