Acerca

O GeoDevolutas é um projeto do Transparência Hackday Portugal.

A ideia partiu da vontade de dar um contributo à mudança nas políticas urbanísticas em Portugal. Concentramo-nos nas propriedades devolutas e abandonadas, responsáveis por uma situação calamitosa sobretudo nas grandes cidades. O resultado desta proliferação é a desertificação e consequente degradação dos centros urbanos.

O principal objectivo é mapear as casas devolutas para um panorama concreto da realidade nacional. Dedicámo-nos a proporcionar uma forma fácil de qualquer pessoa poder participar neste esforço, dando conta das propriedades abandonadas na sua rua e na sua cidade.

Este projeto também se propõe a facilitar a mudança no estado atual. O primeiro passo é ter uma visão da situação neste momento, e é por isso que o esforço coletivo de mapeamento é da maior importância. Além disso, disponibilizamos alguma informação relativa aos apoios ao financiamento e programas locais e regionais em curso dedicados à reabilitação urbana.

Mais recentemente alargámos ao mapeamento de casas recuperadas, para também mostrar os casos de sucesso da reabilitação urbana que vão sucedendo.

Preparámos duas páginas com Ajuda de como participar neste projecto:

  • Como começar - explica como criar um registo de uma casa devoluta ou recuperada!
  • Como contribuir - explica qde que formas podes ajudar este projecto

As contribuições para o GeoDevolutas não são sistematicamente verificadas e podem, por vários motivos, conter erros ou lacunas. Assim, a informação disponibilizada não dispensa a consulta dos documentos oficiais e a consulta dos organismos directamente ligados ao setor.